Futuros (Im)Possíveis
Foi com surpresa e espanto que li no Ouriço algo com que me interrogo há muito e que SMO é sem duvida a principal razão pela qual os jovens ocidentais se juntam á infame campanha do #DAESH - o fracasso civilizacional/económico do ocidente conduz ao desespero dos mais velhos quanto mais dos jovens.
Quem hoje sai da "escola" para o mercado de trabalho debate-se com um enorme muro para transpor e que á partida em "condições normais" ( o que é normal?) lhe vão pedir que trabalhe horas infindas com um vencimento miseravel que não dá para pagar uma renda de casa quanto mais sobreviver. Na sociedade ocidental a meritocracia é uma miragem e quem tem um conhecimento (sim...a vulgar cunha) ou familiar bem colocado ou até um cartão de um partido que saltita alternadamente o poder está sempre á frente daqueles que pela sua competencia teriam direito ao lugar.
Quando numa sociedade que ousa pagar a um jovem vencimentos mensais de 400€ e paga por exemplo a um gestor uma modica quantia de 6000€ diários é natural que isso revolte e conduza a uma radicalização do pensamento.
O falhanço é total e a sua integração numa sociedade justa pura e simplesmente não existe. Podemos sempre condenar ou eventualmente transformar. È mais fácil condenar pois assim nunca se pensa nas razões que levaram um jovem de um suburbio de nome Silva (sentido figurado) a radicalizar-se entrando num grupo de extrema direita, anarca, islamico ou qualquer outro.
Será necessaria uma profunda transformação social que possa ser feita atraves da mudança de mentalidade, urge condenar e acabar com a fuga ao fisco, com a corrupção generalizada, com offshores, com a falta de respeito inter pares, urge sem duvida acabar com o chico - espertismo cultivado nos ultimos anos no Ocidente e abrir as portas á justiça social. Só assim movimentos como o DAESH têm tendencia a acabar, e ao ver uma Europa de lés a lés a extremar-se só não alteramos o sentido da coisa se não quisermos.
(foto retirada da Internet)
Comentários
Enviar um comentário